terça-feira, 29 de maio de 2012

Sermão: Conhecer o Senhor importância Vital



"Conheçamos e prossigamos em conhecer ao SENHOR; como a alva, a sua vinda é certa; e ele descerá sobre nós como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra." Oséias 6.3


Introdução

  • Segundo o Conselho Latino-Americano de Igrejas, mais de 70% da Cristandade na América Latina e de parte da América Central, sofre como o problema do analfabetismo bíblico.
  • Se cremos que a Bíblica é a Palavra de Deus, devemos fazer dela nosso principal meio para conhecermos a Deus.
  • Os cristãos de modo geral procuram atender dogmas das instituições eclesiásticas, mas não buscam conhecer o Senhor.
  • É cada vez mais normal encontrar aspectos de outras religiões entrando e se instalando nas igrejas cristãs.
  • E enquanto todas essas coisas ocorrem o interesse pelo Senhor Jesus esta diminuindo.
  • Devemos perseguir continuamente conhecer a Deus, pois certamente essa busca proporcionará conhece-lo e conviveremos com Ele. E dessa forma, teremos nossas necessidades físicas e espirituais supridas, além de uma eternidade gloriosa ao lado Dele.


Contextualização

  • Período de 200 anos com Paz. Israel prosperava e expandia territorialmente, com dois reinos (norte e sul). Em contra partida a essa realidade de bonança, verificamos que os governantes se sucediam, conduzindo o povo sem temor e compromisso com o Senhor. A depravação moral era prática comum e os sacerdotes estavam afundados em corrupções e imoralidades.
  • Diante dessa realidade surge Oséias para dizer que era necessário conhecer ao Senhor (v.3a) e que a falta de conhecimento sobre Ele traria problemas (Os. 4:1-2b). O profeta estava certo que o desinteresse em buscar conhece-lo provocaria aumento do sofrimento, da perversão e da imoralidade. Essas declarações encontram paralelo com o que disse Jesus Cristo em Mateus 22:29 – “Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o Poder de Deus”. Aplicarmos-nos na busca para conhecer o Senhor é a única forma de se sair dessa condição, como já disseram Oséias e Jesus.

I – NECESSITAMOS BUSCAR CONHECER O SENHOR
  • No dia-a-dia, seja nas atividades profissionais, familiares e eclesiásticas, estamos rodeados de compromissos, afazeres e obrigações que tomam nosso tempo. Somadas a essas questões somos constantemente impactados por falsas doutrinas. Dessa forma gradativamente  nos afastando do Senhor. Como conseguir nos desvencilhar desses obstáculos.
1)    Conhece-lo Requer Dedicação e Obediência
O ato de ir à frente de uma igreja perante outras pessoas ou de erguer à mão, ambas as situações após se ouvir um apelo num sermão sobre a necessidade de se conhecer a Cristo e dessa forma a Deus, é uma lembrança memorável. Todas as pessoas que passaram e passarem vão se recordar esse momento com alegria.
Entretanto não se pode ficar apenas nesse ato. Essa é à porta de entrada e existe muito mais a se conhecer sobre Deus. É como se desse o inicio a uma jornada ou se entrasse no começo de um novo caminho. Depois de tomar a decisão por Cristo, precisamos, assim como fez o Patriarca Abraão e o Apóstolo Pedro, seguir ao Senhor e imita-lo de maneira atenta para que possamos alcançar nosso objetivo. É como se copiássemos os movimentos de um mestre pintor na busca de aprendermos a fazer ou pintar de forma certa. Essa atitude nos permitirá conhecer como é esse mestre e sua forma de agir e pensar. É preciso dedicar tempo, esforço, responsabilidade e disciplina ao Mestre, pois o que Ele ensina é mais importante que qualquer outra coisa.
À medida que andamos Nele (Cl. 2:6) somos confrontados com questões particulares que nos exige constantemente tomar a decisão de obedecer ou desobedecer ao Senhor. Cristo resume em duas Leis (Mt. 22:37,39) aquilo que devemos fazer para vivermos uma vida de obediência e dessa forma conhecê-lo: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. E amarás o teu próximo como a ti mesmo”.      


2) Conhece-lo Através de um Compromisso Contínuo

É preciso tempo e compromisso constante para que um novo casal cheque a convicção de que conhece o seu companheiro ou cônjuge. A convivência diária, recíproca e comprometida vai permitindo as duas partes dessa relação, homem e a mulher ou o marido e a esposa, conheça seu companheiro (a). Semelhantemente a essa relação precisamos nos comprometer continuamente com o Senhor para que gradativamente nos aproximemos Dele e dessa forma possamos o conhecer mais e mais.


Ilustração: O fruto de Pessoas que buscam Conhecer a Deus, através da Bíblia, com determinação, disciplina e amor é bem visível:
Max Jukes era Ateu e teve 1026 descendentes:
-       300 morreram antes do tempo;
-       100 passaram suas vidas na penitenciária;
-       190 foram prostitutas;
-       100 foram alcoólatras.
Jà Jonathan Edwards foi um grande pregador do Evangelho e teve 729 descendentes, desses;
-       300 Pregadores do evangelho;
-       65 Professores Universitários;
-       13 Diretores de Faculdades;
-       60 Autores de Livros;
-       30 Deputados;
-       1 Vice-Presidente da República.
                                                       
II – NECESSITAMOS NOS ESFORÇAR NA BUSCAR POR CONHECÊ-LO

Oséias expressa que a busca por conhecer o Senhor deve ser intensa como uma pessoa correndo atrás de outra ou de alguém indo ao encalço de um sujeito. As duas maneiras de fazermos isso são:


1)    Perseguir a Vontade do Senhor
Os Israelitas no período do Profeta Oséias deixaram de seguir e buscar conhecer o Senhor e a vontade de Dele para seguirem suas próprias vontades, seu egoísmo e acabaram se afundando em arrogância e ganância desmedidas. Porém, nem sempre a nossa vontade e aquilo que o Senhor nos reservou são compatíveis. Talvez tenhamos que deixar de fazer coisas que gostamos para que cumpramos a vontade do Senhor. Essa situação é bem exemplificada na orientação ou direção dada por Deus a Abraão. “Ora, disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei;...(Gn.12:1).
Mas, ao decidirmos fazer a vontade do Senhor e seguir sua direção podemos conhecê-lo profunda e fielmente. Voltemos ao caso de Abraão, que após escolher perseguir a voz do Senhor pode encontrá-lo em diferentes e marcantes situações e ver suas maiores dificuldades vencidas, além de ver uma a uma suas necessidades e sonhos se cumprirem. Abraão foi um grande exemplo na questão de seguir a vontade do Senhor (Gn.22), pois, quando Deus lhe pediu o sacrifício de seu amado e tão esperado filho Isaque, ele aceitou essa dificílima prova dada por Deus, mas por fim Deus confirma a fidelidade e temor desse homem para com Ele.


2)    Perseguir o Caminho do Senhor

Durante o curso da vida podemos tomar inúmeros caminhos, entretanto há um caminho sobre modo elevado, o caminho de Deus. Israel era a nação escolhida por Deus para conhecer Deus, glorifica-lo e revela-lo as outras nações. No entanto, o que se vê em Oséias é uma nação dividida e trilhando um caminho totalmente oposto ao que Deus queria. Deus espera que andemos pelo caminho que Israel não andou.
Esse caminho que Deus nos leva é o do compromisso com a verdade, do temor ao Senhor, da santificação, da gratidão a Ele e do amor sincero ao próximo. Ao andar no caminho de Deus podemos conhecer toda a sua majestade, glória e poder. Quando saímos desse caminho Deus nos chama de volta, mas nem sempre correspondemos ou atendemos a essa chamada, C.S. Lewis disse que: “Deus sussurra a nós na saúde e prosperidade, mas, sendo maus ouvintes, deixamos de ouvir a voz de Deus. Então, Deus gira o botão de amplificador por meio do sofrimento. Aí então ouvimos o estrondar de sua voz”.


III – NECESSIDADE CERTAMENTE CORRESPONDIDA

Após essa intensa e dedicada busca em conhecer a Deus encontramos nas Escrituras a garantia de que Deus se fará conhecido por nós á medida que o procuramos. Pois, com Ele não ficaremos frustradamente surpreendidos como ocorre em alguns casos com as pessoas, quando se acha que conhece determinada pessoa e então se percebe que não.


1)    Ele Virá Certamente
Todos os dias nos deitamos para dormir, e assim descansar de nossos afazeres, com a agenda cheia de compromissos para serem realizados a partir do momento que o dia seguinte raiar. Ninguém se deita para o sono noturno preocupado “se o sol não vai nascer amanhã”. O nascer do Sol é algo que certamente ocorrerá, dá mesma forma se nos esforçamos em buscar conhecer o Senhor, Ele aparecerá a nos como o Sol da manhã.
A coisa mais evidente quando nasce o sol é que as trevas ou escuridão da noite se dissipam. Da mesma forma quando buscamos conhecer o Senhor as trevas e escuridão interior começam a se dissipar em nossa vida e coração. O sábio Salomão disse: “A vereda do Justo é como a Luz da Alvorada, que Brilha cada vez mais até a plena claridade do dia.”(Pv.4:18)


2) Ele Descerá Sobre Nós 
A Palestina dependia inteiramente das chuvas para que seu povo sobrevivesse, pois a seca era sempre uma ameaça séria. As primeiras chuvas caíam em dezembro e amoleciam a terra endurecida, permitindo o agricultor arar e semear. Sem essas chuvas era praticamente impossível conseguir realizar o plantio, e sem a plantação não haveria colheita e sem essa não havia como sobreviverem.
Se não buscamos conhecer o Senhor, nossa vida espiritual fica impossibilitada de se manter. Sem o Senhor não temos o que permite nos mantermos vivos perante as situações adversas do dia-a-dia. Da mesma forma que as chuvas de inverno, na Palestina, permitiam os agricultores fazer suas plantações para sobrevivência, Deus nos dá condição de nos manter, sobreviver e dar os frutos para a sua glorificação.


3) Ele se Fará Presente

Outro período de chuvas ocorria no fim de março e em abril, e isso era necessário para o desenvolvimento do grão e para que assim houvesse uma colheita farta em Israel. Essa chuva chamada pelo Profeta Oséias de chuva serôdia era a chuva que vinha fora do período normal de chuvas, mas tinha um grande objetivo garantir uma colheita de qualidade e com fartura.
Ao buscarmos conhecer o Senhor podemos ter confiança que Ele sempre agirá de forma que nossas necessidades sejam supridas. Como a chuva serôdia, o Senhor se fará presente e nos dá fartura, bonança e possibilidade de conhecermos mais e mais sobre Ele. Assim como a chuva, Ele nos surpreenderá quando o buscamos com o mais profundo do nosso ser.


CONCLUSÃO

Diante da sociedade caótica em que vivemos é preciso dizer, lembrar e relembra que necessitamos intensamente conhecer o Senhor, que é detentor do verdadeiro caminho e da vida abundante de paz e harmonia. Somente o Senhor pode nos levar a vida Eterna e só quando o conhecemos podemos fazer parte dessa possibilidade salvadora.
Para conhecê-lo devemos ser dedicados e obedecer a seus princípios, através de um compromisso contínuo com Ele. Essa necessidade em buscar conhecer o Senhor deve ser realizada com a mesma intensidade de alguém que corre atrás de um prêmio ou com a mesma disposição de uma pessoa que persegui algo vital para sua sobrevivência.
Essa busca sincera, aplicada, esforçada e intensa nos permitirá conhece-lo e experimentar sua presença de forma constante. Da mesma maneira que o sol vem todos os dias poderemos conhecê-lo diariamente, nos afazeres mais simples, nas relações com as pessoas próximas e nas dificuldades. A busca por conhecê-lo nos dará sempre intervenções surpreendentes à medida que necessitamos de seu favor.



por: Leonardo Felipe




Nenhum comentário:

Postar um comentário