quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Zaque - Antes e Depois do Reino de Deus


por: Rev. Labieno Palmeira
Zaqueu, antes do reino de Deus:
ü Um homem trabalhador que tira vantagens enquanto trabalha!
ü Um cidadão que se preocupa consigo e com seu próprio patrimônio!
ü Um individuo que dominava as pessoas e as usavam em seu próprio beneficio!
ü Um ser humano com posses, com trabalho, com propriedades e patrimônios! Prospero mas com sentimentos de um existencialismo vazio e anelando algo que as suas posses não conseguiam comprar!
ü Um senhor rico de tudo e manipulador de pessoas, mas cativo de suas próprias riquezas e de uma consciência minada pelas lembranças de pessoas que sofriam por sua causa!
ü Uma pessoa confusa, sem norte e sem sul, e completamente dependente do oportunismo de um ganho fácil e rápido para se manter socialmente numa posição de destaque! Uma vida pseudo-social e pseudo-estabilizada!
ü Um contador e um catalisador de riquezas e valores! Especialista em finanças e totalmente ignorante em se tratando de riquezas e valores humanos!
ü Este homem antes do reino é como qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo e de qualquer cultura! Ele expressa e explicita o que todos são e fazem! São pessoas que dominam pessoas e sujeitam-nas  às suas ambições, seguindo assim, às vãs filosofias que ensinam: Alguns nascem para dominar e outros nascem para serem dominados!
ü Zaqueu antes do reino se parece com pessoas que estão dentro e fora da Igreja e da religiosidade. Acha-se deste estereótipo zaqueano em casas, clãs, tribos, etnias, nações, governos, impérios, partidos políticos, religiões, empresas, ricos e pobres.
ü Sem o reino de Deus os “zaqueus” se propagam e se configuram dia a dia em toda e qualquer pessoa, e isso, de um modo confortável e do tamanho exato de cada pessoa! Lembrando que há produtos inflamáveis espiritualmente (pecados) e socialmente (injustiças sociais e desigualdades integrais) que alimentam com muito mais força estes zaqueus que estão presentes como labaredas em tantas pessoas! O fogo se alastra!
ü Gente sem a Basiléia (reino) de Deus é gente vulnerável! Vulnerável porque pensam que são donas de alguma riqueza! Sentem-se detentoras de algum poder sobre outras pessoas, um destes poderes que mais corrompem as pessoas, acima do poder financeiro, é o poder do SABER – CONHECIMENTO. Quando alguém sabe se utilizar deste poder ele se torna rico e prospero em todas as áreas! Muitos se estribam neste poder para dominar e sujeitar o próximo!
ü Zaqueu fora do reino fica fora também da sanidade e da lucidez social, espiritual, econômica, religiosa e humana!
ü Zaqueu sem reino é Zaqueu sem causa!
ü Povo sem reino de Deus é povo que excede no ganhar, no extorquir, no acumular, no ultrapassar os limites de tudo aquilo que é humano (porque Deus criou o ser humano). O ser desumano é criação do próprio homem na sua queda em associação com o Diabo e as suas hostes espirituais do mal. Sem o reino de Deus o ser desumano desumaniza-se cada vez mais! E a figura do Zaqueu sem Reino mostra esta desumanização de uma forma muito clara!
Zaqueu, depois do reino de Deus:
`  Volta à condição humana! Volta ao plano original de Genesis 1,2 e 3! Volta a ser regente do reino de Deus entendendo a sua missão de governar, sujeitar, guardar, cultivar e dominar sobre tudo o que foi criado por Deus! Aprende que esta regência não inclui o seu semelhante, compreende que o ser humano é regente como ele, portanto, ser humano não domina e nem sujeita ser humano!
`  Transforma sua cidadania desumana em cidadania humana!
`  Interage socialmente como sendo um individuo que precisa do ALTER (outro social) para fazer com que a sociedade entenda o “contrato social” que todos legitimaram não como um contrato de poder e força política com deveres e direitos, mas, como um contrato onde o maior é aquele que serve e mais bem aventurado é dar do que receber!
`  A vida dentro do reino que Zaqueu experimenta é aquela que faz com que O OUTRO (Jesus) entre na sua casa e dite os valores do reino e as suas prioridades! E o desumano Zaqueu se deixa ser humano e sai da sua casa amando gente e servindo gente!
`  Zaqueu depois do Reino é alguém que se deixou mudar por um nazareno e Galileu que não tinha nem ouro e nem prata! Deixou-se levar por alguém que era pobre e não podia ser extorquido por Zaqueu porque ele (Jesus) não tinha aonde repousar sua cabeça!
`  A Basiléia (reino) dentro de Zaqueu e Zaqueu dentro da Basiléia se fundem no ser humano de tal forma que a partir de agora, este Zaqueu, se torna e se entende como nova criatura, novo ser, novo humano, e este, entende gente, ama gente, cuida de gente, serve gente, edifica gente, se dá por gente, não sujeita os outros a si, mas se sujeita aos outros!
`  Este homem depois do reino poderia ter devolvido apenas aquilo que tirou ilegalmente das pessoas. Mas, o efeito do reino em sua vida é tão intenso e profundo, que ele decide devolver mais do que era necessário, ele excede!
`  Zaqueu não pensou na estabilidade de si e da sua casa, antes disso, para ele é mais prazeroso e louvável ser instrumento de Deus para edificar a casa do outro!
`  Tem o caráter diametralmente oposto aos valores morais do reino deste mundo! É gente  que contradiz o mundo! É crente que contradiz a crendice! É cristão que contradiz a cristandade!
`  Passa a romper com a rede “normal” das forças e poderes que estragam a humanidade e a espiritualidade sobre a terra! Zaqueu rompe com o sistema! Zaqueu estanca a hemorragia da corrupção que insistia em vazar e enfraquecer lares e famílias inteiras! Zaqueu comprovou e legitimou o ensino de Jesus Cristo quando disse que ninguém pode servir a dois senhores, portanto, Zaqueu se aborreceu do reino deste mundo e decidiu ser levado para o reino do filho do amor de Deus!
`  O Zaqueu do reino de Deus entendeu que na economia deste reino o dinheiro não pode dominar ninguém! No reino de Deus a regência sobre o dinheiro não é obte-lo das pessoas, ao contrario disso, é entregá-lo em amor e liberalidade aos outros! Simplesmente pratica o ensino do reino dado por Jesus que disse: Quando emprestar dinheiro não empresta a quem você sabe que pode te restituir e te devolver! Que mérito teria em você fazer isso e desta forma? Faça o seguinte: Empreste a quem você sabe que não tem condições alguma de pagá-lo e devolver! Pois quem está no reino entende que todo o dinheiro que possui não pertence a si, é simplesmente um dinheiro que pertence ao Rei e por isso se Ele disse que é para emprestar a quem não pode devolver então Ele é o único responsável pelo dinheiro. O regente no reino simplesmente obedece!
`  No reino de Deus Zaqueu tem causa! A causa não é voltada pra si e não tem o “eu” em primeiro lugar e não existe o pronome possessivo “meu”! Quem tem causa no reino de Deus entende que os pronomes de qualquer causa de um regente do reino são: “tu e teu”! A causa é para o outro!
`  O Zaqueu antes do Reino se achava rei! O Zaqueu depois do reino se vê como regente do Rei! Como rei ele errou tudo, mas como regente ele acerta e glorifica a Deus!
Queridos irmãos e irmãs em Cristo, tenho aprendido algo nestes últimos dias que me conforta o coração!
Tenho oxigenado minha vida com o fato de que há pessoas maravilhosas que Deus coloca em nossas vidas para nos afinar, aprimorar, moldar, quebrantar, amadurecer e fazer-nos abundantes em frutos! Tem pessoas que são colocadas em nossas vidas por alguns pequenos momentos e por algumas variadas circunstancias, mas, logo nos distanciamos delas! Existem outras que na realidade nunca estiveram verdadeiramente conosco, estavam próximas e até fomos abençoados por elas, mas descobrimos depois que elas não estavam com a gente, elas estavam com algo em que a gente estava envolvido. No instante em que deixamos aquilo que estávamos envolvidos e era o nosso ponto comum, elas nos deixaram. Preferiram ficar com aquilo que nos eram comuns do que ficarem conosco! Aprendemos com todos e precisamos apreciar a todos!
As pessoas são bênçãos de Deus para nossas vidas!
Tenho aprendido que não importa quem está conosco, quem não está conosco, quem nos abençoa ou quem retém a benção ou desvia a benção de nossas vidas, não importa a relação que temos com toda e qualquer pessoa, o que realmente interessa é que todas elas são trazidas por Deus às nossas vidas para transformarmos tudo o que pode acontecer entre nós em glória a Deus e em bem estar e edificação para nossas vidas!
Aproveito para dizer a você que recebeu esta carta que você é um maravilhoso recurso didático de Deus para minha vida! Digo isso a todos os que me amam, a todos que me odeiam, a todos que me abençoaram e a todos que impediram as bênçãos que Deus colocou em suas mãos para que chegassem a mim, aos meus filhos, à minha casa, ao Pronasce e ao nosso ministério!
A historia de Zaqueu antes e depois do reino tem falado ao meu coração, pois vejo que podemos aprender com os dois Zaqueus! Todos nós temos uma identificação de berço e de historia com o primeiro Zaqueu!(O Salmo 51 confirma isso). Mas, graças a Deus, as pessoas mudam, Deus gera novas criaturas, e podemos melhorar, podemos interagir com pessoas maravilhosas, sendo, por meio delas, aperfeiçoados até chegarmos à estatura do varão perfeito que é Cristo Jesus, pois Ele, lidou o tempo todo  com pessoas maravilhosas! Pessoas que o amaram e o traíram!
Eu oro: SENHOR ME FAÇA VER EM TODOS OS HOMENS E EM TODAS AS PESSOAS DA TERRA A MARAVILHA QUE ELAS SÃO DIANTE DO TEU REINO! SENHOR TIRA DE MIM OS OLHOS QUE NÃO CONSEGUEM VER MARAVILHAS NAS VIDAS DOS OUTROS, NÃO IMPORTA O QUE ELES SÃO E NEM O QUE ELES FAÇAM OU DEIXEM DE FAZER! SENHOR OBRIGADO POR ME DAR O PRIVILEGIO DE CONVIVER COM GENTE! OBRIGADO POR ME USAR PARA SER EU A MARAVILHA DE TANTAS OUTRAS PESSOAS! ERRANDO OU ACERTANDO NA CONCEPÇAO DELAS EM RELAÇAO A MIM, EU TE LOUVO! PORQUE QUANDO EU ERRO NA CONCEPÇAO DELAS ESTES MEUS ERROS SÃO ENSINOS PARA SUAS VIDAS! ASSIM COMO SÃO OS ERROS DELAS NA MINHA CONCEPÇAO PARA A MINHA PESSOA! EM NOME DE JESUS, O MARAVILHOSO POR EXCELENCIA! AMEM!
Deus abençoe a todos os maravilhosos Zaqueus! Sem nos importarmos se estão dentro ou fora do reino!
Um osculo santo de alguém que se oxigena com gente!
Pelo nazareno,

Nenhum comentário:

Postar um comentário