terça-feira, 9 de abril de 2013

Reflexão Salmos 126 (por Alan Brizotti)

Reflexão
texto de Alan Brizoti

"Quando o Senhor trouxe os cativos de volta a Sião, foi como um sonho. Então a nossa boca encheu-se de riso e a nossa língua de cantos de alegria. Até nas outras nações se dizia: “O Senhor fez coisas grandiosas por este povo”. Sim, coisas grandiosas fez o Senhor por nós, por isso estamos alegres. Senhor, restaura-nos, assim como enches o leito dos ribeiros no deserto. Aqueles que semeiam com lágrimas, com cantos de alegria colherão. Aquele que sai chorando enquanto lança a semente, voltará com cantos de alegria, trazendo os seus feixes." (Salmos 126:1-6 NVI)

Fica claro no Salmo 126 que tanto quem escreveu quanto aqueles que o cantaram não desconheciam o lado sombrio das coisas. Levavam a memória dolorida do exílio em seus ossos e as cicatrizes da opressão em suas costas. Conheciam os desertos do coração e as noites de choro. Sabiam muito bem o que significava “semear em lágrimas”.

O riso não exclui o choro. Ambos dão seu espetáculo no mesmo palco – meu rosto! Ambos habitam o mesmo camarim – meu coração! A alegria não é um escape da tristeza. A dor e o sofrimento não conseguem expulsar a alegria, pois ela vem junto com a minha história de redenção!

Uma estratégia comum, mas fútil para se conseguir alegria, segundo a mentalidade banalizada de hoje, é eliminar coisas que machucam: livrar-se da dor anestesiando as extremidades do nervo; livrar-se da insegurança eliminando os riscos – e com isso, fazer as malas e ir morar na região apertada da mediocridade, onde a vida é insossa e a mira é baixa.

Uns preferem acabar com os desapontamentos despersonalizando as relações (controle, ciúme). Outros tentam suavizar a monotonia de suas vidas comprando pequenas doses de alegria na forma de férias ou entretenimento. O Salmo 126, nem de longe, menciona isso – é alegria que desafia as crises e triunfa! É alegria que não elimina a tristeza, mas apesar dela, vence!

Um abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário